Menu

Cervejas e Mulheres

terça-feira, 26 de maio de 2015
No incio deste ano, houve uma grande repercussão sobre os comercias da cerveja Itaipava, sendo considerado um comercial machista, com muito apelo sexual e todo blá blá blá que envolve o assunto. Inclusive alguns comerciais foram retirados pelo Conar e sua exibição ficou restrita ao publico +18 do Youtube.
Eu, aluna de publicidade, mulher de quase 40 anos, consumidora assídua de cerveja, me senti agredida com as chamadas, e olha que não sou de mimimi e sempre entendo a pegada das propagandas assim como suas ironias.
Levantei várias hipóteses para minimizar os erros da campanha, mas não tive como defender, é muito ruim, conversei com várias pessoas e pelo que entendi nem os homens gostaram muito e a cerveja que já não é grande coisa ficou com a imagem abalada.
Como tudo que é ruim sempre pode piorar, a cerveja tentando alongar a péssima campanha resolveu fazer uma brincadeira no twitter e deixou uma resposta automática para todos que publicavam a #ficaverão, tanto fazia se era uma critica, uma receita de bolo, o resultado do futebol, a resposta era a mesma.
propaganda itaipava


Agora deve ter gente falando que só não gosta da propaganda as mulheres invejosas, ciumentas que tem medo de perder o marido. Não é bem assim!
Os comerciais não estavam vendendo apenas cerveja, ou um status para quem bebe a tal cerveja. Estava vendendo um padrão de beleza, a ideia de que não importa seu relacionamento, sempre vai ter alguém mais gostosa que você e vai ferrar com tudo, que a mulher tem que se acostumar que homem não vale nada, mas é o homem quem manda e compra cerveja e ele vai mesmo continuar bebendo, sendo um escroto e a mulher que quiser que se sujeite a ser um pouco pior que ele.
A marca errou feio. Eu já não concordo com mulheres em propagandas de cervejas, como se dissesse, compre uma cerveja e leve uma mulher bonita. Como se a cerveja melhorasse a vidinha medíocre que você leva em casa com sua mulher.
Até porque mulher também consome cerveja e consome muita cerveja.
Cadê comercial de cerveja para mulheres?
E nem me venha com homens gostosões banhados em óleo só de sunga, servindo mulheres num clube de stripper masculino. E mulheres colocando dinheiro na sunguinha deles e dizendo: Ohh lá em casa!
Há algum tempo venho prestando atenção nas propagandas de cerveja e poucas se salvam e ainda assim não visam o publico feminino.
O combo cerveja estupidamente gelada e mulher gostosa quase pelada não cola mais. E nem adianta inverter os papeis.
A mulher não bebe tanto quanto o homem, mas bebe e vai ao mercado muito mais vezes que os homens e pode sim ser impactada pela marca. Eu hoje não compro Itaipava nem que seja a ultima cerveja do mercado.
opne your word

Tenho gostado muito das propagandas da Heineken que embora não sejam voltadas para o publico feminino já encontraram uma forma de vender o produto com inteligência e bom humor.Sem contar que a cerveja é totalmente excelente, minha preferida. Produzir uma propaganda de qualidade só reforça a identidade da marca.
Assim como a Kaiser, marca adquirida pela Heineken que partiu para uma outra linha de comerciais que mostra o homem como ele é, com seus defeitos e seus instintos.


Ainda que um movimento tímido, é um nicho bem pouco explorado  que pode render muito para as marcas que apostarem na igualdade, ou inclusão feminina para vender cervejas.
Existem várias formas de impactar, dizer que seu produto é bom, sem ter que transformar a mulher em objetos, sem diminuir as mulheres.
Invente alguma coisa, diga que sua cerveja combina com comida de buteco, que é boa pra acompanhar o futebol, o churrasco com a família, para cozinhar, porque não?

*Esse é um post que reflete a minha opinião pessoal sobre as marcas e não tem nenhum tipo de patrocínio.


1 Comentário

  1. "E nem me venha com homens gostosões banhados em óleo só de sunga, servindo mulheres num clube de stripper masculino." hahahahaha
    Mas é verdade, parece que é muito difícil desvincular essa imagem ridícula de cerveja = mulher gostosa.
    Quem disse isso? Quem começou com isso? Não tem nada a ver e é muito possível sim fazer propaganda inteligente E engraçada.
    Ótima crítica!
    :*

    ResponderExcluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.