10 Dicas Para Reutilizar Potes de Vidro

Se tem uma coisa que me preocupa nesse mundo é o consumismo desenfreado e o todo o lixo que produzimos. Tento de várias formas reciclar os materiais, separo para coleta e os vidros eu guardo todos, lavo bem, tiro os rótulos com uma esponja de aço e água morna. Deixo todos abertos para não ficar cheiro e vez ou outra vejo alguma ideia bacana, já coloco logo em pratica.
Meus últimos projetos são esses que separei aqui e espero que sirvam para inspirar a reciclagem e um consumo mais consciente.
Dicas para reutilizar vidros


1)Salada no Pote: Depois que eu descobri que posso deixar a salada da semana num potinho fechado na geladeira a vida ficou mais pratica e saudável. Eu adoro saladas mas morro de preguiça de ficar lavando folhas. Preparando assim, no dia da feira eu compro os legumes, verduras, cozinho os grãos e monto vários potes de salada que deixo para consumir durante a semana. No blog Minha Marmita Tem está toda explicação para organizar suas saladas.
dicas para reciclar vidros

2)Overnight Oats: Muito mais que uma modinha fitness o overnight oats é saúde e praticidade no potinho. Até eu que sou viciada no café gosto de deixar um super desjejum pronto na geladeira, fiz algumas vezes, e se lembrasse faria mais. A proposta é deixar um café da manhã completo no pote de vidro tampado na geladeira, de manhã é só abrir o pote e aproveitar a junção de sabores. Eu gosto de fazer os meus com morangos, iogurte grego, farelo de aveia, chia, adoçar com uma colherinha de mel, mas pode fazer mix de frutas, de cereais, colocar um suco de frutas, viajar nas combinações.
dicas de utilização de vidros

3)Porta-Temperos: Hoje em dia eu não consumo mais tantas geleias, mas quem tem vários potes médios e até dos grandes de palmito, pode organizar um porta temperos. Mesmo sem toda a técnica daqui, simplesmente organizar temperos em potes de vidro já é uma diversão, sem contar que todos transparentes facilitam a vida na hora de escolher qual usar, os potes geralmente ficam muito bem fechados preservando o sabor e aroma do produto, meus gatos que o digam, eu que não guarde a ração deles num pote de vidro pra ver, eles não comem nada. Se os gatos escolheram o vidro como melhor embalagem para manter sempre fresquinho, quem sou eu pra discordar?
sugestão para uso de potes de vidro

4) Terrário: Sou suspeita para falar sobre, porque sou apaixonada por terrários, estou juntando potes de todos os tamanhos para fazer alguns, espalhar esse microuniverso pela casa.
Até já cheguei a me arriscar com um, mas preciso sair em busca de mudas de plantas. Nesse link do Pensamento Verde tem todo o passo a passo, aí é só usar a criatividade.

5)Porta Trecos: Clips, parafusos, botões, lápis, material de escritório, formas de cupcakes, brigadeiros, tudo pode ser armazenado em potes de vidro. Eu uso muito para manter as forminhas de cucpakes bem fechadinhas.  Use para o que precisar.
dicas para utilizar potes de vidros

6)Cookies no Pote: Esse eu também faço sempre, por dois motivos, um para presentear, outro para "esconder" as gotas de chocolate de todos da casa. Sim, porque se eu preciso de 200 gramas de gotas pra uma receita, com certeza eu vou comprar um quilo e todo o restante será devorado em tantinhos que todos pegam cada vez que abrem o armário, ainda é provável que coloquem a culpa nos gatos. Para fazer é bem simples, pegue sua receita preferida de cookies, separe os ingredientes secos e acomode nos potes, tenha cuidado para que o volume seja suficiente e que as gotas fiquem em baixo. Fechados assim os potes tem validade de 3 meses. Anote num cartão a receita que utilizou e amarre com um barbante ao pote para saber quanto de ingredientes perecíveis utilizar e qual o modo de preparo. Para dar de presente decore com fitas e tecidos sobre a tampa.
aproveitando vidros

7)Velas Aromáticas: Essa é minha mais nova descoberta, colocar parafina com essência e corante pra derreter e despejar no pote com pavio. Você deve estar se perguntando, mas é simples assim? Sim, é simples assim. Eu comprei um Becker pra derreter a parafina e usar com as essências, mas um bom pote de vidro temperado serve, só pra não usar o mesmo que usa com alimento. Ainda pode aproveitar fitas, botões e coisinhas fofas para decorar. Para as velas aromáticas eu aprendi fazer aqui  e nesse outro post aqui do blog eu ensinei fazer as velas de massagens que são ótimas para reaproveitar potes de brigadeiro de colher e potinhos de vidro que ganhamos de lembrancinha em festas.
Como reciclar vidros

8)Pote de Memórias: Esse é o mais criticado, já ouvi que é coisa de doido, mas adoro guardar coisinhas e ainda mais separar por assuntos, por ano, por viagem etc. Ingressos de shows, chaveiros, fotos, cartões, pequenas lembranças, vão todas para o pote. Até mesmo post it com pequenas recordações. Não tem segredo preparar um desses e aqui tem um exemplo de como fazer.
utilidades para potes de vidro

9) Arco Iris de Gelatina: E qualquer outra sobremesa, use potes de vidros de geleias e prepare uma sobremesa divertida. Dependendo da quantidade da para fazer até para uma festa. A receita está aqui.
O resultado é lindo e delicioso. Ainda com gelatinas, pode se usar uma cor mais clara e colocar balas como se fosse um aquário.
reciclagem de vidros

10) Bolo no Pote: Como eu faço muito bolo, sempre tenho que assar a mais para completar uma camada, ou para fazer a "argamassa" nem sempre uso tudo, e por incrível que pareça sempre sobra recheio também. Nada melhor que montar em potinhos e deixar na geladeira, além de ficar muito gostoso você pode agradar o cliente com um bolo no pote, pode presentear amigos ou comer quando dá a larica de doces.

Separei só dez coisas que podem ser feitas para reaproveitar potes de vidros mas tem uma infinidade de coisas e nem precisa ser muito criativo.
No meu painel do Blog no Pinterest tem várias outras sugestões, clica lá.
Tem alguma dica bacana pra contar? Deixa aí nos comentários!

Comentários

Postar um comentário