Doce de Leite Cozido na Pressão

Semana passada um amigo me contou que descobriu que se colocar leite condensado na panela de pressão vira doce de leite. Eu pensei, que a infância dele não foi das melhores. Talvez não tenha nada a ver,  só lembrei  que coloco latas de leite condensado na pressão desde que tenho 9 anos, era incrível ver a mágica acontecer.
leite condensado cozido na pressão

Como estava cozinhando leite condensado quando ele me falou sobre a descoberta, resolvi fotografar e postar sobre, talvez ajude a melhorar a infância de outras pessoas. Esse processo economiza anos de terapia hehehe.
Para cozinhar leite condensado na panela de pressão você vai precisar de leite condensado e panela de pressão dãããã, água até cobrir a lata.
Essa é uma postagem que eu teria que fazer toda em negrito, ou com o caps ligado, todas as informações a seguir são de extrema importância e devem ser seguidas a risca.
leite moça na pressão

Doce de leite na panela de pressão
  • Tem que ser lata, só pode cozinhar leite condensado de latinha!
  • Se tiver rótulo tem que tirar tudo direitinho, o papel derrete e pode entupir a válvula e explodir sua panela e sua cozinha.
  • Sempre preste muita atenção quado usar a panela de pressão, tem que ficar sempre por perto e contar o tempo de cozimento. Depois de pegar pressão são 25 minutos para um doce clarinho, 35 minutos para um doce mais firme como o da foto e 45 para um doce de leite de corte.
  • Colocar água na panela de forma que cubra a lata, ou as latas, eu cozinho 5 latas de cada vez, e que não alcance os pinos de segurança. São pinos que seguram o cabo da panela, eles indicam o limite de volume interno da sua panela de pressão.
  • Sempre abaixar o fogo depois que a panela  pegar pressão.
  • Nunca abrir a panela enquanto tiver pressão, eu faço durante a noite e deixo a panela esfriando a noite toda.
  • Jamais abrir a lata enquanto ela estiver quente, o doce vai voar pra fora da lata no primeiro furo e causa queimaduras graves.
Seguindo essas regras você vai ter o melhor doce de leite do mundo, acho que já comprei de todas as marcas do mercado nacional e já provei alguns argentinos, mas esse feito em casa, na panela de pressão é o melhor.
 O bolo recheado com esse doce de leite fica maravilhoso. Uso muito para rechear biscoitos também e bem casados.
doce de leite cozido

Também aproveitei e testei o leite condensado com embalagem nova, aquela latinha que não precisa de abridor. O procedimento é o mesmo da lata normal. Não se esqueça de que em qualquer método de cozimento só pode abrir depois de frio!

Comentários