Menu

Lamington Cake - Bolo Australiano

sexta-feira, 19 de junho de 2015
Um bolo fofinho, calda de chocolate e coco ralado. Tem como dar errado? Eu imaginava que não dava certo, que a massa ficasse seca, que a cobertura ficasse açucarada e e por ultimo tinha coco ralado que não é o grande amor da minha vida. Me enganei redondamente e me arrependi por todas as vezes que pensei em fazer e não fiz.
bolo com chocolate e coco

Esse bolo de receita australiana, tem a massa muito úmida, a calda que envolve o bolo é amanteigada que da uma textura acetinada e o coco complementa perfeitamente.
Lamington Cake - Bolo Australiano

A massa genoise, utilizada na receita,  pode ser recheada com creme ou geleia, não quis me alongar e segui no tradicional. Também pode ser preparada nos sabores de limão e laranja. Essa massa é mais firme e muito saborosa, também muito utilizada para naked cakes e bolos que vão receber pasta americana.

Lamington Cake - Bolo Australiano


7 ovos em temperatura ambiente
1 pitada de sal
225g de açúcar
80g manteiga
200g de farinha de trigo
Para Banhar
400g de açúcar de confeiteiro
115g de cacau em pó
100ml água quente
100g de manteiga
200g coco ralado

Derreta a manteiga em fogo mínimo e deixe por mais 2 minutos, sempre mexendo. Reserve. Pré-aqueça o forno a 180˚C. Unte e enfarinhe uma forma retangular de 30cm. Peneire a farinha e reserve.
Na batedeira, bata os ovos com o sal até dobrar de volume. Vá acrescentando pouco a pouco o açúcar, sem parar de bater. Bata por mais alguns minutos, até que os ovos estejam bem aerados e que deixem um rastro quando o batedor é levantado. Em velocidade baixa, acrescente a farinha por um lado e a manteiga por outro, não demore muito tempo ou os ovos perderão volume. Terminado os ingredientes, desligue imediatamente e misture com uma espátula delicadamente, com movimentos de baixo para cima.
Despeje na forma preparada e leve para assar por aproximadamente 40 minutos, ou até que as bordas dourem e o centro esteja assado. Se começar a dourar os cantos e o meio ainda estiver cru, diminua ainda mais a temperatura do forno e cubra o bolo com papel alumínio. Retire do forno e deixe esfriar por 5-10 minutos. Meça e corte quadrados de 5cm e deixe-os esfriar sobre uma grade.
Para Banhar
Derreta a manteiga e reserve. Na batedeira, bata em velocidade alta o açúcar, cacau e água quente por 5 minutos. Adicione a manteiga derretida e misture delicadamente com uma espátula.
Apoie um quadrado de bolo sobre uma espátula e com uma colher bem grande, despeje a cobertura de chocolate sobre ele, cobrindo todos os lados. Cubra o bolo com o coco ralado, que deverá estar sobre um prato ou um recipiente que facilite esse processo. Retire o excesso e coloque no prato de servir para secar. Repita o processo até acabarem todos os quadrados de bolo.


Se tivesse uma lista com dez bolos pra experimentar, certamente essa receita estaria na minha lista.

2 comentários

  1. Além de parecer delicioso, ainda fica bonito, né?! :)
    Vim agradecer a sua visita no meu cantinho, seja sempre bem vinda Sandra!
    Bjs e um ótimo final de semana pra vc

    ResponderExcluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.