Pavlova da Paixão

Hoje é dia dos namorados e não tem nada melhor que dia dos namorados numa sexta feira fria e chuvosa. O clima é bem propicio pra se jogar na frente da TV e assistir todos os episódios da sua série preferida.
Lembrando que ontem todos os episódios da terceira temporada de Orange Is The New Black foram disponibilizados no Netflix, ou seja, metade da felicidade está garantida!
A outra metade fica por conta de um jantarzinho preparado com muito vinho e uma boa sobremesa. Quem disse que é preciso ter namorado pra ser feliz?
Claro que se tiver um ajuda, é um bônus.
Ainda não sei risoto de que farei no jantar, mas já sei que vai ser risoto.

Como a sobremesa precisa ficar pronta antes, fiz a pavlova durante a tarde, enquanto estudava para as provas da semana que vem.
Pavlova para quem não sabe é um merengue ( suspiro) em forma de disco, recheado com chantili e coberta com morangos, ou frutas vermelhas. Foi criada em homenagem a bailarina russa Anna Pavlova. Nessa eu misturei maracujá ao chantili e cobri com morangos e balsâmico cremoso da Castelo Alimentos  .

A receita é simples, só precisa ser feita sem pressa, porque os suspiros levam um tempinho para secar.
pavlova da paixão

Pavlova da Paixão 

Merengue:
1 xícara chá de claras
3 xícaras chá de açúcar
1 colher de café de cremor de tártaro, ou 1 colher de sopa de vinagre branco ou limão
meia fava de baunilha 
Modo de Preparo:
Coloque as claras com o açúcar numa panela de fundo grosso e leve ao fogo baixo mexendo sempre até dissolver todo o açúcar. Despeje imediatamente na tigela da batedeira e deixe batendo até esfriar. Acrescente a fava de baunilha e o cremor de tártaro. Deixe bater bem e quando estiver formando picos está bom. 
merengues

Coloque para assar em forma forrada com papel manteiga formando discos com um buraco no centro. Leve ao forno bem baixo com a porta entre aberta ou a 120°.
Enquanto assa os discos de merengue prepare as outras etapas da receita. 
Recheio:
500 ml de creme de leite fresco bem gelado
polpa de um maracujá grande
4 colheres de sopa de açúcar 
Cobertura: 
1 caixa de morangos picados 
4 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de balsâmico cremoso ( opcional) 
Montagem:
Leve ao fogo o maracujá com o açúcar para cozinhar, ficar uma geleia. Reserve.
Pique os morangos, acrescente o açúcar e o balsâmico deixe pegando gosto. 
Por ultimo, quando os merengues já estiverem frios bata o creme de leite até ponto de chantili, acrescente algumas colheres da geleia de maracujá a seu gosto. 
Disponha os merengues nos pratos que serão servidos, aperte levemente o centro para acomodar o recheio, coloque porções generosas de recheio e cubra com os morangos picados, deixando escorrer a calda de balsâmico. Se desejar decore com mais calda de maracujá, eu desejei! 

Essa receita rendeu 6 pavlovas e alguns suspiros. 
O resultado foi esse! 
suspiro

Deixe na geladeira até a hora de servir.


Comentários