Tarte Tatin do Bake Off Brasil - Mão na Massa

No ultimo sábado começou outro reality food que de reality não tem nada, é só mais um game onde quem usa bem as estratégias de marketing e publicidade se sai melhor. Já notou como as pessoas tem ilusão de que se alguém que tem fama der opinião elas serão melhores profissionais?
A mãe pode falar, os amigos podem dar dicas, mas o cidadão quer ir pagar mico em rede nacional.
Suponhamos que um dia eu pague pra ver e participe de um programa desses. Só por ter passado por dez receitas de doce e por que um herdeiro sabe se lá de que disse que eu sou boa em alguma coisa não quer dizer que eu seja essa coisa, sacou?
Como a vencedora do Master Chef, nunca mais ouvi falar, é igual BBB, bacana, divertido, mas não substitui uma faculdade ou muito estudo e alguns estágios.
Principalmente quando parece que todos os candidatos que dizem amar confeitaria, descobriram isso depois de uma receita de brigadeiro de panela. Há dez anos eu até perdoaria a falta de informação, mas hoje é uma vergonha dizer que ama alguma coisa e não saber nada a respeito.
Talvez seja eu que pesquise muito os assuntos de meu interesse que eu posso não fazer o melhor mas pelo menos tenho um noção do que é.
torta invertida de maçãs

Mas não vim aqui hoje pra falar de mim, vim pra falar de doce, mais especificamente da Tarte Tatin uma torta de origem francesa que um certo dia foi feita ao contrario e deu certo. Hoje meros mortais tentam fazer de propósito e não conseguem.
Eu que não sou nada influenciável, quis brincar de Bake Off e botei a mão na massa, puramente interessada no prêmio, a torta pronta, claro!
Assim que acabou o programa fui no site peguei a receita, fiz minha listinha de compras, acordei hoje cedo, depois de sonhar a noite toda com a torta, corri no mercado e comecei a preparar.
Para não dizer que é fácil fazer tudo no programa, me dei um prazo de duas horas para finalizar, estourei no tempo em 30 minutos, tempo que deixei recheio esfriando e massa descansando. Foram duas horas e trinta minutos desde a mise en place até a finalização, quando a torta estava pronta para ser desenformada.  Ou seja, dá pra fazer em duas horas, até dá, mas não vai ficar mesmo uma maravilha.
Nem vou falar nada do bolo da vida, aquele que marcou a família, com recheio, calda, cobertura e raio gourmetizador em apenas duas horas. Se eu tô lá eu ia chorar, mas de raiva de ter me enfiado num programa desses. A impressão que dá é que quem criou as e regras também não entende muito de confeitaria. A menos que tenha todas as bases já gourmetizadas na geladeira. O que não me pareceu o caso.
Não acredito que o Cake Boss faça melhor. Só sei que desses programas se vira nos trinta de comida, só me resta a fome aliada a vontade de comer.
Bom mesmo é brincar em casa e depois sentar na frente do computador escrevendo mal sobre os programas.
Para vai! Nem estou falando mal, são apenas criticas construtivas.
torta invertida bake off brasil

Tarte Tatin  do Bake Off Brasil - Mão na Massa 

Receita do site Bake Off Brasil 

RECHEIO
- 7 maçãs médias
- 50ml de água
- 200g de açúcar
- 50g de manteiga
- 1 pitada de sal


Modo de Preparo
- Descascar e cortar as maçãs na metade e colocar na geladeira.
- Na assadeira redonda ou numa frigideira, colocar o açúcar com a água e levar ao fogo.
- Quando ficar dourado, retirar do fogo e acrescentar a manteiga e uma pitada de sal e misture bem.
- Arrume as maçãs na forma e volte para o fogo por uns 5 minutos.
- Retire do fogo e deixe esfriar completamente.


MASSA
- 225g de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 120g de manteiga gelada
- 1 ovo médio (batido)
- 1 pitada de sal
- 2 colheres (sopa) de água

Modo de Preparo
- Para fazer a massa, peneire a farinha em uma tigela grande. Junte o açúcar e a pitada de sal.
- Esmigalhe a manteiga por cima e esfregue com a farinha até formar uma farofa.
- Misturar os ovos com a água e jogar em cima da farinha e misturar até formar uma massa. Deixe descansar na geladeira.
- Abra a massa, cubra a torta e leve ao forno até dourar a massa.

Fiz até o chantili com creme fresco par servir com a torta acho que posso ir para o próximo episódio. 

As imagens não representam todo o sabor da torta, a massa ficou como um biscoito, a maçã ficou bem cozida,  o carmelo ficou no ponto. Meu único toque gourmetizador foi baunilha no caramelo, eu sou apaixonada por baunilha, me dei uma licença poética para usar. 
Façam também!
Me contem o que estão achando do programa!

Comentários

  1. Sandra, eu não gosto de cozinhar, mas me viro de vez em quando. Vc cozinha pra caramba e deveria mesmo ir para um program para tentar ganhar alguma coisa, mas vou ser sincera, eu não funciono sob pressão, de jeito nenhum, se me derem um tempo pra fazer alguma coisa, eu saio correndo e não faço nada! Assisto ao Master chef e, mesmo não entendendo nada de cozinha, percebo que os participantes , às vezes, fazem coisa nada a ver e que os chefs, muitas vezes humilham os participantes. Eu não participaria nunca de um programa deste tipo. Adoro as comidas que vc posta, acho lindas e todas me parecem muito gostosas, bom, eu at´e já comi algumas feitas por vc e adorei, mas não pego receita porque a cozinha não me atrai, mas admiro muito quem tem este dom. Parabéns e concordo com vc quando diz que as pessoas pensam que precisam de uma opinião de um famoso para se dar bem, quando o mais importante é gostar, estudar e muito pra fazer coisas gostosas. Bjs. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu valorizo muito a opinião dos amigos, ainda mais quando comem e voltam!
      Acho que a pior parte para mim é o jeito como os jurados falam, precisa avacalhar com a vida do participante?
      Tudo bem que tem uns que fazem de tudo pra entrar no programa e depois agem como se tivessem sido escolhidos na rua sem saber do que se tratava o evento.
      Quem sabe um dia eu perco o medo e vou pra um programa desses!
      Acho que já está na hora de me fazer uma visita!
      Beijão

      Excluir
  2. Me diverti muito lendo esse post
    prefiro os programas de decoração ( que é minha área) e compartilho do seu sentimento quanto a isso, te entendo perfeitamente.
    Fico horrorizada com coisas que os participantes dizem ou não sabem.
    Estão lá pq gostam, mas está nítido que nunca fizeram nenhum tipo de pesquisa sobre o assunto.
    Esses dias assisti um em que os participantes não sabiam que estilo artístico era o Leonardo da Vinci.
    Eu quis morrer rs!
    Essa Tarte tatin deve ser uma delícia, mas acho que nem vou copiar a receita deixa isso pra quem entende rs!
    Bjuss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Cada um na sua praia! Ninguém nunca vai saber tudo, mesmo que estude muito, mas tem um basicão que é necessário saber antes de dizer que é apaixonado, igual na vida, é fácil nos apaixonarmos por alguém que conhecemos pouco, só com a convivência é que sabemos se vai dar certo ou não.
      Beijão

      Excluir
  3. Compreendo perfeitamente tudo o que escreveu, talvez seu conhecimento seja realmente grandioso, talvez sua vida 'não seja tão complicada' como de alguns, vá saber... Eu me sinto confortável em ler uma crítica construtiva como a sua. Queria que pelo menos 50% dos brasileiros tivessem a mesma linha de raciocínio e que no fim de um programa, fizessem uma lista e colocassem a "Mão na Massa"... Muuuitos amam Confeitaria e não sabem o que é uma compota, uma savoiardi, ou até mesmo, um paté sucrée, natural... Ou talvez não. Queria que 10% dos críticos gastronômicos caseiros (que sabem criticar reality, mas não sabem quem tem " a posse" na ausência de um presidente) pagassem pra ver" e fossem 'pagar mico' em rede nacional. TODOS pensam que é tranquilo, mas a pressão de si mesmo é complicada. Obg pela sua sensibilidade crítica. Perdoe os erros... ;)

    Beijos,

    Michael Ferreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Michael! Informação é tudo nessa vida, seja qual for o assunto. Sou viciada em leitura, aqui em casa até brincam que sou a rainha das pesquisas, quando vi você falando sobre pesquisar em lan houses receitas em sites gringos, me identifiquei, acho que justamente por minha vida ser muito complicada é que fujo pros estudos e pra confeitaria, não tem dor que fazer um doce não cure.
      Gostei muito do programa, mas ainda não tenho coragem, sofro aqui no lugar de vocês com as criticas, com o pouco tempo pra preparar, ainda mais confeitaria que é uma ciência exata, os pratos salgados a gente improvisa e sempre sai algo, doce não tem jeito, ou respeita o tempo ou desanda. Pelo menos poderiam dar 4 horas para preparar cada sobremesa, eu acho.
      Estou torcendo muito por você, pela confeitaria e pela diversão. Cada um lá tem um sonho e uma história, respeito muito isso. Acredito que a pior parte que é ser selecionado já passou, agora é tentar encarar os desafios com leveza e superar as dificuldades. Independente do resultado do programa seguir com os estudos em busca do sonho!
      Muita Calma Nessa Hora!

      Excluir
    2. Depois de meses, olha eu aqui... Kkkk Obrigado por me responder e entender. Estou na luta, estudando muuuito e matando 3 leões por dia. O prêmio não rolou, mas você não imagina o quanto evolui em conhecimento, ao fim do programa. Estou vendo a chance de conhecer pessoas que JAMAIS, em sã consciência, teria a chance de conhecer.

      Sucesso na vida, sua linda!

      Excluir
    3. Depois de meses, olha eu aqui... Kkkk Obrigado por me responder e entender. Estou na luta, estudando muuuito e matando 3 leões por dia. O prêmio não rolou, mas você não imagina o quanto evolui em conhecimento, ao fim do programa. Estou vendo a chance de conhecer pessoas que JAMAIS, em sã consciência, teria a chance de conhecer.

      Sucesso na vida, sua linda!

      Excluir
  4. ahaaaaaaaaaaaaaaaa... foi daqui que essa torta não saiu da minha cabeça até eu fazer essa semana, srrsrsrsrsrs
    Tinha que ser culpa de alguém...
    eu nunca entraria num programa desses, pelo simples fato de odiar pressão... aqui quando estou na cozinha, não gosto de ninguém por perto #soudessas...
    Mas tanto no masterchef como nesse, acho que falta um cadinho de conhecimento #sóacho, mas pode ser impressão minha né ?
    Mas descer a lenha é bom, contanto que sejamos delicadas e dessa arte nós manjamos #sqn, rsrsrsrs

    Bjussssssssss sua linda !! Tô com saudade !!

    ResponderExcluir
  5. - Olha, acho q tem q ter mto peito pra entrar, tem q aguentar humilhacao e conseguir trabalhar sob pressao!!! - Acho mais facil cozinhar e criar, do q esses quesitos acima! - Mas se vc for, vou torcer por ti!!! bjks coragem!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário