Diet e Light - Entenda as Diferenças

Eu não sei quando isso começou, nem se foi sempre assim, mas a febre do momento são as dietas, dieta de tudo que é jeito.
E pipocam casos e mais casos bem sucedidos, gente que eliminou 10, 20, 30 quilos apenas controlando a alimentação e fazendo alguma atividade física, dá certo, funciona, claro que tem que ter muita força de vontade, querer muito, não é do dia pra noite que as coisas acontecem, mas esse não é o foco do post de hoje.
Hoje o assunto são os produtos diets e lights. Você sabe a diferença?
Tecnicamente dieta é uma alimentação, o brasileiro tem sua dieta baseada no arroz com feijão, dupla super saudável, se não tiver mais o que comer vá de arroz com feijão, as proteínas se completam e equivalem a uma boa porção de carne, sem contar a quantidade de fibras do feijão.
Muitas vezes as pessoas tentam emagrecer e dão preferencias a alimentos integrais, funcionais, tiram o glúten, a lactose, o carboidrato, mas não entendem a mecânica da coisa. Semana passada, uma amiga nutri me pediu ajuda para emagrecer um cupcake e a surpresa foi que o cupcake saudável era mais calórico que um cupcake tradicional. Daí que informação e equilíbrio são tudo nessa vida. Geralmente as pessoas que conseguem emagrecer e manter o peso, são radicais no inicio mas depois de um tempo optam pelo equilíbrio para manter sem pirar.
Conhecer os alimentos e fazer escolhas conscientes é o melhor caminho. Como a velha história do copo de Coca Cola que é mais calórico que o mesmo copo de suco de laranja, qual beber? Só você sabe!
Alimentos Diet - São para dietas com algum tipo de restrição, eles não contém um ingrediente ou mais que são retirados da alimentação por alguma necessidade, receitas sem açúcar, sem lactose, sem glúten, sem gorduras, sem sódio, são consideradas diet. O que não significa que sejam menos calóricos que os tradicionais. Muita gente se engana comendo chocolate diet pra se manter na dieta, mas esquece que tem mais gorduras e calorias que o normal, na dúvida coma um chocolate meio amargo ou o tradicional mesmo.
Alimentos Light - São todos que tem alguma redução de ingrediente na receita, e podem ou não ter menos calorias.
Light com redução de sódio, com redução de gorduras, com redução de açúcares...

Fora isso ainda tem muitos outros rótulos para entender.

Doces a base de frutas sem adição de açúcares mesmo assim tem açúcares na receita, a frutose está lá e em algumas frutas é tão calórico quanto um doce feito com leite condensado.

Isso sem falar das gorduras trans, do sódio contido nos adoçantes em tudo que vem embutido em receitas modificadas, melhor mesmo sempre privilegiar uma alimentação natural, cozinhar a própria comida, controlar as quantidades e ser feliz, sem se privar das delicias de um brigadeiro, uma fatia de bolo, combo de hambúrguer, batatas e refri.


Comentários