Menu

Bolo de Coco Com Baba de Moça e Marshmalow - Festa Rock Retrô - Coletivo Gastronômico

quarta-feira, 26 de agosto de 2015 10 comentários
Dia 9 de agosto foi meu aniversário, completei 39 anos. Foram pelo menos 35 anos sem festa de aniversário, porque meu aniversário sempre é muito perto do dia dos pais, ou seja, eu recebo os parabéns, ganho algum presente, mas festa mesmo era pro dia dos pais. Cansada de nunca ter uma festa exclusiva sugeri no grupo que o tema do Coletivo Gastronômico fosse aniversário, receitas de festa. Como o tema é muito genérico, me pediram pra ser mais especifica, escolher um tema para festa, que contemplasse a decoração e os pratos. Nem pensei duas vezes, escolhi Rock Retrô. Minha festa teve até paleta de cores! O grupo todo aprovou e começaram os preparativos.
Rock Retrô party

O cardápio foi cuidadosamente escolhido com receitas vintage, pratos que as mães, as avós faziam para as festas da família. Está na moda esse resgate, eu amei cada detalhe, só senti pelas musicas, meu note morreu e não consegui recuperar minha playlist dos anos 60 a tempo.
Preparei 3 receitas doces para a festa, achei que como sou louca por bolo deveria eu mesma prepara lo, também fiz meu doce preferido, o Camafeu de Nozes que semana que vem posto a receita e preparei os Donuts do Homer Simpson que já postei aqui no BCS, só mudei a decoração, já até editei a receita com as novas fotos. Todas as fotos da Carol que pelo jeito é a fotografa oficial do Coletivo.
Festa Rock Retrô - Coletivo Gastronômico

Donuts

Bolo do bake off brasil

Pensei muito em qual sabor de bolo fazer, meu primeiro bolo de aniversário foi de coco com pêssegos, mas enjoei de bolo de pêssegos, cogitei até fazer algo com pasta americana, mas não ia ornar aí como tenho acompanhado o Bake Off Brasil - Mão na Massa, e quero fazer todas as sobremesas do programa, estou bem atrasada, resolvi fazer o Bolo de Coco com Baba de Moça e parece que deu muito certo!

  Bolo de Coco Com Baba de Moça e Marshmalow


Massa:
4 ovos ( claras separadas das gemas) 
2 xícaras chá de açúcar
80 gramas de manteiga 
2 xícaras chá de farinha de trigo
3/4 de xícara de coco ralado fresco 
1 vidro de leite de coco ( 150ml)
1 colher de sopa de fermento em pó 

Baba de Moça:
2 xícaras chá de açúcar
1 xícara chá de água
1 colher de sopa de manteiga
2 vidros de leite de coco 
12 gemas

Marshmalow
2 xícaras chá de açúcar
1 1/2 xícara chá de água
6 claras
1 xícara chá de açúcar
gotas de limão 

Modo de Preparo:
Massa- Bata as claras em neve e reserve. Bata as gemas com manteiga e o açúcar até ficar bem fofo e esbranquiçado. Junte a farinha e o leite de coco com a velocidade minima da batedeira alternando entre liquidos e secos, acrescente o coco ralado e misture delicadamente as claras em neve. 
Leve para assar em forma redonda de 25 cm de diâmetro, em forno médio por mais ou menos 40 minutos, o tempo varia muito da capacidade da forma e do forno, em geral bolos devem ser assados em em forno mais brando para manter a umidade da massa. 

Baba de moça - Faça uma calda com o açúcar e a água em ponto de fio, tire do fogo, acrescente a manteiga sem misturar, deixe que ela derreta e espalhe pela calda. Com a calda morna acrescente o leite de coco e as gemas peneiradas, volte ao fogo baixo mexendo sempre para cozinhar as gemas sem talhar.  Deve ficar um creme bem homogêneo, a minha talhou um pouco mas ainda assim estava cremosa e consegui aplicar no bolo. 

Calda - Para umedecer o bolo pode usar leite, leite condensado diluído, o que achar melhor, eu usei uma calda do coco, do coco fresco que comprei separei fitas de coco para cozinhar com açúcar e decorar o bolo, não ficaram tão fininhas como eu queria, mas serviram bem para decorar o bolo. A calda do cozimento eu dilui um pouco e apliquei nos discos de massa sem encharcar, apenas para manter a umidade natural da massa. 

Montagem - Depois de massa e recheios bem frios, de duas a 4 horas, ( esse é um dos motivos pelo qual o Bake Off Brasil não exibe sobremesas perfeitas, impossível montar bolo quente) divida a massa em 3 discos com auxilio de uma faca de serra. 
A parte da massa que estava no fundo da forma deve voltar pra lá, regue a massa com a calda escolhida, espalhe uma boa quantia de recheio, acomode outro disco de massa, calda, recheio e finalize com o ultimo disco de massa. Feito isso, cubra com papel alumínio e deixe gelar por mais duas horas.
Passado o tempo desenforme o bolo sobre o prato de servir e faça o marshmalow

Marshmalow - Faça uma calda em ponto de fio com o açúcar e a água, enquanto a calda cozinha bata as claras com a outra quantidade de açúcar da receita, assim que a calda der ponto despeje sobre as claras sem parar de bater, e continue batendo até esfriar o marshmalow. Pingue umas gotinhas de limão. Aplique no bolo com saco e bico de confeitar. Para esse bolo eu usei o 1M da Wilton. 
Não contente, espalhei as fitas de coco improvisadas, e maçariquei. 
Se não me engano a Rebecca tem imagens, assim que ela me passar adiciono aqui imagens da confeitagem., 

Rendeu 4 quilos de bolo. 

Bolo do bake off brasil


Qualquer dúvida é só escrever nos comentários que eu respondo. 
Para ver todas as receitas da mesa, acesse os links abaixo, todos os participantes do coletivo estão disponibilizando as receitas nos blogs. Se eu fosse você não perderia a chance de fazer uma festa linda e deliciosa. 

Para ver as outras receitas da festa e de quem não pode não pode vir na festa é só clicar em todos os links abaixo e se divertir!




Links do Coletivo Gastronômico

My Flavors - Barquinhas de Salpicão
Cozinha da Gertrudes - Mousse de Salame
Gordices - Bolo de Pão de Queijo
Panela e Paixão - Beijinho de Coco
Se Eu Fiz Vc Faz - Batatinha em Conserva
O que temos hoje Elisa? Empanada Galega de Frango
Burburinho na Cozinha - Bolinho de Arroz
Artes da Mel - Geléia de Pinga
Lab Culinário - Cachorro Quente Batido
Gastronomia &+ - Ovos Recheados (Deviled Eggs)
Minha Marmita Tem - Canudinho de Maionese
Mosaico Culinário - Bolo Salgado de Frango 

10 Produtos Do AliExpress Por Menos de 10 Dólares

sábado, 22 de agosto de 2015 1 Comentário
Eu já fui consumidora compulsiva do AliExpress, tinha produto chegando toda semana, até que o dólar subiu, a casa diminuiu e ficou cheia de cacarecos então resolvi dar um tempo nas compras, estava reabilitada, participava todas as semanas do encontro virtual dos compradores compulsivos anônimos mas estava já há quase um ano sem gerar um boleto, até que meu aspirador de pó quebrou e acabei me lamentando no Facebook.
E agora, como manter uma casa com dois gatos e duas crianças limpa?
Eis que a Renata do Mulher Vitrola me disse que tinha dica lá no blog.
Porque, meu Deus, porque?
Fui lá ver na hora, claro que o link era direto para o Ali, fazer o que? Tudo pelos gatos e uma casa organizada.
Se eu comprasse só o Mop, sugestão da Renata pra limpar a casa sem aspirador, estava ótimo, pouco mais de três dólares. O problema foi eu querer tudo, fui dar uma olhada em eletrônicos, confeitaria, e olha que nem fui ver tudo o que eu queria. Parei em 10 itens, já comprei 3, vou deixar os outros em stand by, voltei a trabalhar mas a situação financeira ainda esta no vermelho, não dá para ficar gastando e ainda tem os trabalhos da faculdade que envolvem gráfica e muitas impressões.

Só pra eu não me sentir sozinha nessa recaída deixo aqui pra vocês minhas 10 compras mais que necessárias do AliExpress e tudo por menos de 10 dólares cada.

1- Mouse sem Fio 

Ando numa briga sem fim com os pelos de gatos e fios pela casa. São 3 notebooks com mouse e fones, mais carregadores de celular, adega, ventilador, cafeteira e para ajudar todas as tomadas da casa são no chão. Já da pra imaginar a briga, um fio que diminuir eu já faço festa. Esse já foi comprado, depois que passar 3 meses em Curitiba ele deve chegar por aqui.





2- Adesivo de Lousa 

Trabalho, blog, faculdade, filhos, gatos, encomendas, ou eu anoto tudo ou alguma coisa vai ficar esquecida. Eu queria era pintar a parede, mas esse adesivo já me deixaria bem feliz.

3- Cortadores de Números :

Uma vez confeiteira sempre confeiteira, eu já tenho um kit de cortadores, mas preciso de vários tamanhos e fontes diferentes.


4- Cortadores de Letras

O mesmo acontece com as letras, preciso e não se fala mais nisso.



5- Peneira de Amido 

Confeiteira que é confeiteira tem que ter isso. Mentira, eu uso uma trouxinha de perfex, mas eu quero uma dessas.

6- Tapete de Silicone para Macaron 

Sou apaixonada por macarons e sabe se lá porque eu acertei o ponto dos bichinhos, já comprei no mês passado um tapete de silicone, mas de macaron eu ainda não tenho, quero, preciso e muito!



7- Termômetro de Forno 

Até hoje depois de toneladas de doces assados nunca usei um termômetro de forno, agora só porque vi uma receita que usa eu quero, vai ser muito util inclusive para fazer os macarons.


8- Mop 

Esse é o milagre da limpeza para quem tem gatos em casa e está sem aspirador de pó, oremos! Já comprei também.

9- Lentes para Câmera de Celular 

Quem não tem colírio usa óculos escuros, ou essas lentes no celular.

10- Blender 

Por ultimo e não menos importante, o blender, preciso muito, adoro fazer massas e ele vai facilitar minha vida, é um charme.  E nem vou pensar nas caixas da próxima mudança.


Essa listinha eu fiz numa tarde e nem vou voltar lá pra acompanhar meus pedidos, sempre que entro acabo comprando mais. Ainda estou no mês do meu aniversário e aceitando presentes, só comprei três itens da lista :P

Este não é um publieditorial, é só minha lista de compras, mas se o AliExpress quiser patrocinar uns presentinhos para o blog eu não vou achar ruim.

Macarrão Rapidinho

sábado, 8 de agosto de 2015 Nenhum comentário
Noite de sábado, preparando meu bolo de aniversário, marmitas da semana, adiantando tudo para poder curtir o domingo com meu churrasco, a fome apertou e o que fazer para comer?
Macarrão, rápido, pratico e alimenta.
Mas macarrão de que?
Pensei primeiro no carbonara, mas não tem bacon, com molho ia demorar até fazer o molho e ando meio enjoada de massa com molho vermelho.
Fiz um catado na geladeira e até que saiu um jantar delicioso, mesmo com a ervilhas congeladas os meninos comeram e gostaram, segundo eles eu faço qualquer comida ficar gostosa, mas vou contar aqui meu segredo: a fome. Nada do que comer com fome, a fome é o melhor tempero pra comida. Hoje o dia foi corrido, só beliscamos bobeiras o dia inteiro, claro que eles iam adorar o macarrão.
Tá com fome?
Chegou da rua e não tem nada pra comer?
Faz esse macarrão Vapt Vupt!


Macarrão ao Creme com Ervilhas

1/2  pacote de macarrão da sua preferencia
2 colheres de sopa de manteiga
1 xícara de ervilhas congeladas
250 ml de creme fresco
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:
Cozinhe o macarrão em bastante água.
Aqueça a manteiga, refogue as ervilhas, despeje o creme de leite, tempere bem e deixe apurar.
Escorra o macarrão e misture ao creme.
Sirva quente acompanhado de mais queijo parmesão.


Diet e Light - Entenda as Diferenças

sexta-feira, 7 de agosto de 2015 Nenhum comentário
Eu não sei quando isso começou, nem se foi sempre assim, mas a febre do momento são as dietas, dieta de tudo que é jeito.
E pipocam casos e mais casos bem sucedidos, gente que eliminou 10, 20, 30 quilos apenas controlando a alimentação e fazendo alguma atividade física, dá certo, funciona, claro que tem que ter muita força de vontade, querer muito, não é do dia pra noite que as coisas acontecem, mas esse não é o foco do post de hoje.
Hoje o assunto são os produtos diets e lights. Você sabe a diferença?
Tecnicamente dieta é uma alimentação, o brasileiro tem sua dieta baseada no arroz com feijão, dupla super saudável, se não tiver mais o que comer vá de arroz com feijão, as proteínas se completam e equivalem a uma boa porção de carne, sem contar a quantidade de fibras do feijão.
Muitas vezes as pessoas tentam emagrecer e dão preferencias a alimentos integrais, funcionais, tiram o glúten, a lactose, o carboidrato, mas não entendem a mecânica da coisa. Semana passada, uma amiga nutri me pediu ajuda para emagrecer um cupcake e a surpresa foi que o cupcake saudável era mais calórico que um cupcake tradicional. Daí que informação e equilíbrio são tudo nessa vida. Geralmente as pessoas que conseguem emagrecer e manter o peso, são radicais no inicio mas depois de um tempo optam pelo equilíbrio para manter sem pirar.
Conhecer os alimentos e fazer escolhas conscientes é o melhor caminho. Como a velha história do copo de Coca Cola que é mais calórico que o mesmo copo de suco de laranja, qual beber? Só você sabe!
Alimentos Diet - São para dietas com algum tipo de restrição, eles não contém um ingrediente ou mais que são retirados da alimentação por alguma necessidade, receitas sem açúcar, sem lactose, sem glúten, sem gorduras, sem sódio, são consideradas diet. O que não significa que sejam menos calóricos que os tradicionais. Muita gente se engana comendo chocolate diet pra se manter na dieta, mas esquece que tem mais gorduras e calorias que o normal, na dúvida coma um chocolate meio amargo ou o tradicional mesmo.
Alimentos Light - São todos que tem alguma redução de ingrediente na receita, e podem ou não ter menos calorias.
Light com redução de sódio, com redução de gorduras, com redução de açúcares...

Fora isso ainda tem muitos outros rótulos para entender.

Doces a base de frutas sem adição de açúcares mesmo assim tem açúcares na receita, a frutose está lá e em algumas frutas é tão calórico quanto um doce feito com leite condensado.

Isso sem falar das gorduras trans, do sódio contido nos adoçantes em tudo que vem embutido em receitas modificadas, melhor mesmo sempre privilegiar uma alimentação natural, cozinhar a própria comida, controlar as quantidades e ser feliz, sem se privar das delicias de um brigadeiro, uma fatia de bolo, combo de hambúrguer, batatas e refri.


Ame Suas Curvas!

quinta-feira, 6 de agosto de 2015 Nenhum comentário
Sim, isso é uma ordem!
Seja lá como você for o importante é se sentir bem, ser feliz e saudável e sempre, faça o que fizer sempre por si mesmo.
Eu sei, é muito fácil falar, difícil é fazer, já fiz várias vezes e agora que acreditei que era definitivo, estou aqui pensando como recomeçar a me cuidar, voltar a me amar.
Não que eu não me ame mais, mas dei um tempo de mim, a relação desgastou, chegou num ponto que não dava mais. Parei!

Culpa da depressão que alguns dias parece melhor em outros parece dominar, ainda não tentei nenhum tratamento além de me obrigar a fazer tudo que eu estou cansada demais para fazer. Arrumar um trabalho fez parte do plano de sair da depressão e tem ajudado muito, foi só o primeiro mês mas enquanto estou trabalhando desligo do mundo. Sei que não vou poder viver assim pra sempre, ninguém pode só trabalhar tem todo o resto, também parei de ser chata e estou cada dia mais me assumindo, só tem uma coisa que não consigo, me aceitar assim.
Adianta eu reclamar, me esconder, esperar um milagre acontecer?
Acredito que não. Ou eu começo a fazer algo por mim e logo, ou não vou ficar bem nunca. Sei que não preciso muito porque nunca quis ser magérrima, respeito quem é, mas prefiro ter curvas, me sinto bem, fico feliz e até sexy.
Confesso que já tinha desistido de tudo, que fosse o que tivesse que ser, aí hoje chegou um livro do Dr Pierre Dukan que não fala sobre dieta, quem me segue sabe que no meu outro blog, o Eu Sei Disso falei muito sobre dietas, não quero fazer o mesmo aqui, só estou falando sobre o livro porque pelo que vi a mensagem é outra. Não que agora eu seja contra dietas, mas meu foco é outro, mesmo que eu volte a fazer, o máximo que vão ver por aqui é uma indicação de receita.
Que cerveja ou futebol, que nada, a paixão dos brasileiros, quem dirá do mundo são as dietas, a obsessão pelo corpo magro a qualquer custo e não tem nada pior do que contar pra alguém que se está tentando emagrecer.
Se bem que hoje tudo é mimimi.
Se eu for fazer algo será a Dukan, ainda gosto da filosofia, das receitas, de tudo. Só ando sem coragem de encarar mais restrições, quem sabe daqui alguns dias ou ao final do livro.
Vai que daqui uns dias acordo mais disposta e me amando mais!
dieta dukan

Como não posso perder a oportunidade de fazer meu jabá, deixo aqui o link para quem se interessar pelo livro, lembrando que se digitar o código EUSEIDISSO tem desconto!
Na Loja Dukan   tem todos os livros sobre a dieta e também os produtos que auxiliam, muitos deles eu tive que me virar sem, não tinha tanta facilidade assim no meu tempo!
E você, ama suas curvas ou vive de mal com o espelho?






Biscoitos de Amendoim - 3 Ingredientes

quarta-feira, 5 de agosto de 2015 Nenhum comentário
Seguindo a moda da comida sem glúten que se tornou vilão da alimentação, segue a receita de biscoitinhos de amendoim zero glúten, zero lactose e 100% delicia.  Não, não sou alérgica a glúten e nem estou fazendo nenhuma dieta especifica, simplesmente fiquei curiosa se essas receitas dão certo com tão poucos ingredientes, esses biscoitos levam apenas 3, se quiser fazer uma firulinha pula pra 5 ingredientes.
biscoitos de amendoim com 3 ingredientes


Esses biscoitos eu fiz na madrugada de sábado enquanto aguardava a luta, mentira, enquanto eu tava sem sono, nem ligo pra luta, em menos de uma hora estava pronto, isso porque precisa descansar meia hora na geladeira.
biscoitos de amendoim com 3 ingredientes

Biscoitos de amendoim com 3 ingredientes, sem glúten e sem lactose

Receita daqui 
  • 1 xícara chá de pasta de amendoim
  • 1 ovo
  • 1/2 xícara chá de açúcar
Modo de Preparo:
Misture todos ingredientes até ficar uma massa que desgruda das mãos.
Leve para geladeira por 30 minutos.
Ligue o forno para pré aquecer a 180°
Faça bolinhas com a massa e coloque em forma forrada com papel manteiga.
Achate as bolinhas com um garfo e leve para assar.
Depois de assadas deixe esfriar numa grade.
Se quiser pode banhar no chocolate meio amargo e polvilhar amendoim triturado.
Rendimento - 20 biscoitos

Eu acho que o chocolate faz toda diferença, é uma receita low carb, se usar o chocolate vai ter lactose, para quem não pode é só pular essa parte. As crianças adoram, o João teve que ser proibido de continuar comendo.

Todo mundo tem que testar essa receita, se não for pela restrição alimentar, pela praticidade ou pelo sabor. O custo também é baixo, eu usei menos de meio pote de pasta de amendoim que eu tinha comprado.

Como eu sei que vão me perguntar qual eu usei vou deixar a imagem aqui, foi a Amendoíssimo da Santa Helena, sem açúcar. Se for com açúcar não sei se dá o mesmo resultado.
biscoitos de amendoim com 3 ingredientes

Se não tiver pasta de amendoim e nem souber onde vende, você pode fazer sua pasta de amendoim em casa, basicamente é só bater amendoim torrado e moído no processador. Se o amendoim estiver morno adianta muito o processo.


Patê de Figado de Frango

Nenhum comentário
Eu sou a unica ex anêmica que eu conheço que ainda gosta das comidas que era obrigada a comer em tratamento.
Amo um bom prato de arroz com feijão, fígado, couve refogada, salada de beterraba...
No começo eu comia pra não ficar de castigo, depois peguei gosto e pedia pra minha mãe preparar, hoje eu mesmo cozinho muito, não sou radical com nada, aqui em casa tem comida de verdade, tem hambúrgueres, tem miojo, pão com ovo e tem patê de fígado no pão de forma e com torradinhas.
Nada de fazer cara feia e nem falar eca, é gostoso, ainda mais se bem preparado como esse, caprichado na pimenta, na consistência exata, com temperos caseiros!
Eu gosto tanto desse patê que até o de mercado eu comprava pra ajudar a matar a vontade, mas não fabricam mais.
O prato é bem econômico, rende bastante, fica pronto rapidinho.

Patê de Figado de Frango 

500 gramas de fígado de frango
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de azeita
2 colheres de sopa de manteiga
sal e pimenta do reino a gosto 
1/2 xícara chá de vinho branco
1/2 xícara de creme de leite, usei fresco, mas pode ser outro.

Modo de Preparo:
Limpe bem os fígados, aqueça o azeite com a manteiga, coloque a cebola e o alho para refogar, junte os fígados e vá temperando a gosto, eu gosto bem apimentado, mas também combina com ervas. Pingue o vinho para ajudar no cozimento. Deixe cozinhar bem. 
Antes de tirar do fogo junte o creme de leite. 
Depois de amornar um pouco passe no processador ou no liquidificador. 
Sirva com torradinhas ou como achar melhor.
Eu passo no pão de forma e ainda coloco uma saladinha. 

E aí, vai arriscar? 






10 Coisas Para Organizar Uma Festa

domingo, 2 de agosto de 2015 Nenhum comentário
Eu quase não tive festas de aniversário, só agora, depois de velha é que resolvi deixar a rabugice de lado e comemorar a cada ano, mesmo tendo feito várias festas de crianças, ajudado muitas amigas com suas festas ainda sofro para organizar as minhas.
Esse ano estou planejando algumas comemorações, isso mesmo, algumas, porque comemorar uma só vez se posso comemorar com todos os meus grupos de amigos?
Por isso resolvi fazer esse check list para não esquecer nenhum detalhe e ainda ajudar quem precisa organizar qualquer festa.

1) Data - A data e o horário são muito mais importantes do que você imagina, principalmente se você é igual a mim que faz aniversário na segunda semana de maio ou agosto, ou no natal, por exemplo. Não é fácil deixar de ser a estrela do dia e passar para coadjuvante. Sem contar que metade dos convidados não participarão e ou sairão mais cedo, chegarão mais tarde. O ideal são festas sempre aos sábados, ainda mais quando se tem a intenção de virar a noite bebendo e dançando, não é o meu caso dessa vez, todas as reuniões serão em casa, com comida e boa conversa.

2) Convidados - Eu não tenho muito contato com minha família, então não tem problemas na hora dos convites, não é por nada não, mas a festa é minha e não vou baixar o volume da música porque a tia velha que só me viu duas vezes na vida não gosta de barulho, melhor dividir os grupos, um almoço pra família e festa para amigos. Mesmo os amigos tem grupos que vão se sentir deslocados junto de outros, nada em comum pra conversar a não ser você, hahahaha, adoro ser o assunto1

3) Convites - Se você não convidar as pessoas elas não vão saber da sua festa, anote data, horário,traje se for uma festa temática. coloque uma referencia para quem nunca foi até o local. Peça para confirmarem, isso te ajuda nos outros itens dessa lista. Faça um convite inclusive nas redes sociais, hoje em dia é mais fácil contar com ajuda do aplicativo para lembrar e atualizar o evento, pode até fazer contagem regressiva da festa.

4) Local - Este item deve até ser pensado antes do convite, não dá para convidar 100 pessoas para um local que só cabem 50, pense num local confortável, onde todos possam sentar, ou dançar, pense também em todos os itens para que seus convidados estejam confortáveis e possa curtir o evento.

5) Musica - Pode não ser uma festa dançante, pode ser só um almoço, mas musica não pode faltar, pode até contratar um DJ dependendo do tamanho da festa é até recomendável,  de qualquer forma organize um pen drive com suas musicas favoritas desde que elas não sejam depressivas tipo Alice in Chains, que pode ser muito bom, mas seu convidados podem sair da festa querendo cortar os pulsos.É uma celebração, musica sempre anima, gera conversa, escolha as mais animadas e garanta um bom aparelho para reproduzir.

6) Comida - Pedir para responder ao convite é uma ótima estratégia para ajudar a calcular a quantidade de comida da festa. Não deixar faltar comida é tão importante quanto escolher um cardápio diversificado que agrade a todos.  Variar demais também pode ser um problema, da mesma forma que tem muita gente que não come isso ou tem alergia àquilo, tem muita gente que come de tudo e vai querer experimentar tudo e repetir.

7) Bebidas - As bebidas são tão ou mais importante que a comida, tenha água, suco, refrigerante, cervejas e tudo mais que você e seus amigos gostam de beber. Não esqueça de ter gelo, muito gelo e a versão diet de algumas bebidas para que todos se mantenham hidratados a festa toda.

8) Bolo e doces -  Não importa o tema ou o motivo da festa, tem que ter bolo, falou a pessoa que faz bolo até pra aniversário de gato. Escolha também seu bolo preferido, faça, encomende, compre pronto, mas tenha uma mesa com bolo e alguns doces, na pior das hipóteses, vai ajudar a estabilizar a glicose nas festas com muita bebida.

9) Tema - As festas não precisam necessariamente de um tema, mas se tiver um ajuda. anos 90, vintage, churrasco com pagode, não importa, escolher um tema ajuda a definir a decoração, o cardápio, até a roupa que vai vestir.

10) Diversão - Importante ter um plano B caso imprevistos aconteçam, como a geladeira parar de gelar, cair um temporal no meio do churrasco, o som parar, conhecendo bem os convidados fica fácil de saber como distrair todos, video game, jogos de tabuleiro, baralho, vídeoke, qualquer coisa pra manter a diversão em situações adversas, até que o problema seja resolvido ou não, ter itens que complementam a festa.


 
Desenvolvido por Michelly Melo.