Panquecas de Aveia

No ano passado ganhei muitas caixas de aveia da Quaker, marca que eu sempre usei, lembro dos potes na casa da minha mãe, sempre cheios de aveia, que ela insistia que a gente consumisse, mas raramente eu me interessava, geralmente era em alguma vitamina ou com banana amassada e mel, só depois do curso de nutrição que descobri que aveia é um alimento funcional foi que passei a consumir mais, utilizo sempre em bolos, pães, biscoitos e mesmo assim acho pouco, gostaria de consumir mais.
Comecei a pesquisar receitas, dar um jeito de incluir também nas principais refeições. Agora uso aveia no hambúrguer, em sopas e até na panqueca.
Faz parte da minha rotina saudável consumir aveia uma vez por dia. Confesso que depois de ter feito a Dukan e ter fracassado várias vezes na panqueca com farelo de aveia estava bem receosa dessa massa não funcionar, mas funcionou e funcionou tão bem que já fiz duas receitas na sequencia para deixar discos prontos para congelar e ter refeições saudáveis engatilhadas.

panquecas de frango com aveia

Panqueca de Aveia 


Massa:

2 ovos
2 colheres (de sopa, cheias)  de óleo
200 ml de leite
1 pitadinha de sal
3 colheres (de sopa, cheias) de farinha de trigo  integral
1 colher (de sopa cheia)  de farinha de trigo refinada
7 colheres (de sopa cheias) de farinha de Aveia QUAKER®

Recheio:  

½ xícara de cebola picada
2 colheres (de sopa) de farinha de aveia
1 maço de folhas de espinafre cozidas, espremidas e bem picadas ( fiz sem)
1 colher (de sopa) de azeite de oliva
2 xícaras  de peito de frango temperado, cozido e desfiado
1 copo de requeijão cremoso ( usei light )
sal

Molho: 

1 embalagem de molho de tomate (use um pouco no recheio)

Para polvilhar:

Queijo parmesão ralado  fresco, em lascas ( usei muçarela light)


Modo de Preparo:

Bata no liquidificador todos os ingredientes da panqueca e frite-as de forma convencional.
Para o recheio: refogue a cebola no azeite e junte o espinafre, a Aveia QUAKER®, o frango, um pouco de molho de tomate e  tempere com sal.
Mexa para ficar cremoso.
Enrole e sirva com o molho aquecido e lascas de parmesão.

panquecas com aveia

A receita não tem segredo, é panqueca! Fiquei com medo de ficar com gosto forte de aveia, mas até os meninos adoraram e repetiram.
Receita saudável, sem radicalismos, parte do planejamento para 2016.
Vai sem dúvida para o meu caderno de receitas para fazer sempre, alternar recheios

Comentários