Bolo de Coco Com Baba de Moça e Marshmalow - Festa Rock Retrô - Coletivo Gastronômico

Dia 9 de agosto foi meu aniversário, completei 39 anos. Foram pelo menos 35 anos sem festa de aniversário, porque meu aniversário sempre é muito perto do dia dos pais, ou seja, eu recebo os parabéns, ganho algum presente, mas festa mesmo era pro dia dos pais. Cansada de nunca ter uma festa exclusiva sugeri no grupo que o tema do Coletivo Gastronômico fosse aniversário, receitas de festa. Como o tema é muito genérico, me pediram pra ser mais especifica, escolher um tema para festa, que contemplasse a decoração e os pratos. Nem pensei duas vezes, escolhi Rock Retrô. Minha festa teve até paleta de cores! O grupo todo aprovou e começaram os preparativos.
Rock Retrô party

O cardápio foi cuidadosamente escolhido com receitas vintage, pratos que as mães, as avós faziam para as festas da família. Está na moda esse resgate, eu amei cada detalhe, só senti pelas musicas, meu note morreu e não consegui recuperar minha playlist dos anos 60 a tempo.
Preparei 3 receitas doces para a festa, achei que como sou louca por bolo deveria eu mesma prepara lo, também fiz meu doce preferido, o Camafeu de Nozes que semana que vem posto a receita e preparei os Donuts do Homer Simpson que já postei aqui no BCS, só mudei a decoração, já até editei a receita com as novas fotos. Todas as fotos da Carol que pelo jeito é a fotografa oficial do Coletivo.
Festa Rock Retrô - Coletivo Gastronômico

Donuts

Bolo do bake off brasil

Pensei muito em qual sabor de bolo fazer, meu primeiro bolo de aniversário foi de coco com pêssegos, mas enjoei de bolo de pêssegos, cogitei até fazer algo com pasta americana, mas não ia ornar aí como tenho acompanhado o Bake Off Brasil - Mão na Massa, e quero fazer todas as sobremesas do programa, estou bem atrasada, resolvi fazer o Bolo de Coco com Baba de Moça e parece que deu muito certo!

  Bolo de Coco Com Baba de Moça e Marshmalow


Massa:
4 ovos ( claras separadas das gemas) 
2 xícaras chá de açúcar
80 gramas de manteiga 
2 xícaras chá de farinha de trigo
3/4 de xícara de coco ralado fresco 
1 vidro de leite de coco ( 150ml)
1 colher de sopa de fermento em pó 

Baba de Moça:
2 xícaras chá de açúcar
1 xícara chá de água
1 colher de sopa de manteiga
2 vidros de leite de coco 
12 gemas

Marshmalow
2 xícaras chá de açúcar
1 1/2 xícara chá de água
6 claras
1 xícara chá de açúcar
gotas de limão 

Modo de Preparo:
Massa- Bata as claras em neve e reserve. Bata as gemas com manteiga e o açúcar até ficar bem fofo e esbranquiçado. Junte a farinha e o leite de coco com a velocidade minima da batedeira alternando entre liquidos e secos, acrescente o coco ralado e misture delicadamente as claras em neve. 
Leve para assar em forma redonda de 25 cm de diâmetro, em forno médio por mais ou menos 40 minutos, o tempo varia muito da capacidade da forma e do forno, em geral bolos devem ser assados em em forno mais brando para manter a umidade da massa. 

Baba de moça - Faça uma calda com o açúcar e a água em ponto de fio, tire do fogo, acrescente a manteiga sem misturar, deixe que ela derreta e espalhe pela calda. Com a calda morna acrescente o leite de coco e as gemas peneiradas, volte ao fogo baixo mexendo sempre para cozinhar as gemas sem talhar.  Deve ficar um creme bem homogêneo, a minha talhou um pouco mas ainda assim estava cremosa e consegui aplicar no bolo. 

Calda - Para umedecer o bolo pode usar leite, leite condensado diluído, o que achar melhor, eu usei uma calda do coco, do coco fresco que comprei separei fitas de coco para cozinhar com açúcar e decorar o bolo, não ficaram tão fininhas como eu queria, mas serviram bem para decorar o bolo. A calda do cozimento eu dilui um pouco e apliquei nos discos de massa sem encharcar, apenas para manter a umidade natural da massa. 

Montagem - Depois de massa e recheios bem frios, de duas a 4 horas, ( esse é um dos motivos pelo qual o Bake Off Brasil não exibe sobremesas perfeitas, impossível montar bolo quente) divida a massa em 3 discos com auxilio de uma faca de serra. 
A parte da massa que estava no fundo da forma deve voltar pra lá, regue a massa com a calda escolhida, espalhe uma boa quantia de recheio, acomode outro disco de massa, calda, recheio e finalize com o ultimo disco de massa. Feito isso, cubra com papel alumínio e deixe gelar por mais duas horas.
Passado o tempo desenforme o bolo sobre o prato de servir e faça o marshmalow

Marshmalow - Faça uma calda em ponto de fio com o açúcar e a água, enquanto a calda cozinha bata as claras com a outra quantidade de açúcar da receita, assim que a calda der ponto despeje sobre as claras sem parar de bater, e continue batendo até esfriar o marshmalow. Pingue umas gotinhas de limão. Aplique no bolo com saco e bico de confeitar. Para esse bolo eu usei o 1M da Wilton. 
Não contente, espalhei as fitas de coco improvisadas, e maçariquei. 
Se não me engano a Rebecca tem imagens, assim que ela me passar adiciono aqui imagens da confeitagem., 

Rendeu 4 quilos de bolo. 

Bolo do bake off brasil


Qualquer dúvida é só escrever nos comentários que eu respondo. 
Para ver todas as receitas da mesa, acesse os links abaixo, todos os participantes do coletivo estão disponibilizando as receitas nos blogs. Se eu fosse você não perderia a chance de fazer uma festa linda e deliciosa. 

Para ver as outras receitas da festa e de quem não pode não pode vir na festa é só clicar em todos os links abaixo e se divertir!




Links do Coletivo Gastronômico

My Flavors - Barquinhas de Salpicão
Cozinha da Gertrudes - Mousse de Salame
Gordices - Bolo de Pão de Queijo
Panela e Paixão - Beijinho de Coco
Se Eu Fiz Vc Faz - Batatinha em Conserva
O que temos hoje Elisa? Empanada Galega de Frango
Burburinho na Cozinha - Bolinho de Arroz
Artes da Mel - Geléia de Pinga
Lab Culinário - Cachorro Quente Batido
Gastronomia &+ - Ovos Recheados (Deviled Eggs)
Minha Marmita Tem - Canudinho de Maionese
Mosaico Culinário - Bolo Salgado de Frango 

Comentários

  1. Eu vi suas fotos e entrei em quase todas as receitas que você linkou e babei em tudo.
    Agora eu estou com vontade de comer milhares de coisas, vlw.
    Eu fico feliz de te ver feliz e ver essas fotos de como foi seu aniversário me deixam feliz! Mesmo eu não tendo ido, você sabe que é de verdade toda essa felicidade né.
    Não me esqueço que ainda te devo uma visita. Antes do fim do ano isso vai acontecer (vamos deixar a meta aberta, ok?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei disso! hehehehehe
      Eu to esperando sentada a visita, porque de pé eu canso! Te garanto pelo menos duas receitas na visita, as outras vc vai ter que vir mais vezes :P

      Excluir
  2. Sandra, eu sou louca para experimentar uma babá de moça de verdade, já comi em alguns lugares e parecia bem fake. Adorei a receita, o bolo ficou lindão. Parabéns!!! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma pena você não ter vindo, Ju, fez falta! <3
      Quando vier faço baba de moça pra você!

      Excluir
    2. Queria muito ter participado da festança, mas enfim... pra próxima!!!
      Ps. Vou cobrar minha baba. rsrsrs

      Excluir
  3. Sandra, que pena não ter ido à festa, por vcs. e pelas gostosuras. Seu bolo ficou lindo e deve ter ficado delicioso. Adorei a receita. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Você arrasou! Bolo lindo e super apetitoso!

    ResponderExcluir
  5. Além de lindo estava delicioso San, arrasou!!

    ResponderExcluir
  6. Sandra, tudo bem?
    Alguns amigos marcaram de comer pizza ontem aqui em casa e resolvi preparar sua receita do bolo com baba de moça e marshmalow. A minha baba de moça talhou, peguei o mix e, na panela mesmo, bati para que se transformasse em creme novamente...
    Bem, deu super certo, ficou DELICIOSO!!! A massa do bolo MAGNÍFICA!!! O marshmalow
    FANTÁSTICO!!! Enfim, minha sobremesa ficou MARAVILHOSA!!!
    Obrigada por compartilhar suas delícias para nós e parabéns pelo Blog.
    Beijossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um ótimo truque para salvar a baba de moça quando talhar!
      Fico feliz que tenha feito e dado tudo certo, sempre fico preocupada se estou conseguindo ensinar direitinho!

      Beijão!

      Excluir

Postar um comentário