Esfihas De Queijo

Durante muito tempo fazer massas fermentadas foi meu sonho, nunca ficavam boas, mas um dia do nada começaram a dar certo e ter um resultado muito bom, fofinhas, sem sabor de fermento, leves e saborosas, justamente agora o tempo está curto e trazer um quilo de farinha de trigo pra casa é um parto,  até porque nunca é só farinha que tem que comprar. Entenda comigo, os supermercados são longe demais pra carregar 10 quilos de compra pra casa, mas são perto demais pra fazer uma corrida de táxi, ou vamos todos os dias no mercado, ou vou logo num mercado bem longe pra compensar o táxi, porque pasmem, os taxistas nem atendem quando a corrida é pequena, como eu não tenho carro e nem pretendo comprar, a farinha de trigo vem de quilo em quilo pra casa uma vez na semana, porque eu saio do trabalho e já vou direto pra faculdade.
receita de esfihas de queijo

Acho que as massas melhoraram porque entendi de uma vez por todas que o fermento se alimenta do açúcar para crescer, que o glúten precisa desenvolver e que quanto mais farinha, mais pesada fica a massa, dentre outros truques que fazem qualquer massa de pão dar certo.
receita de esfihas de queijo

Sempre fui apaixonada pela esfiha de queijo daquele restaurante famoso, só que ela não entra na promoção do dobro e é bem mais cara que a tradicional de carne.
Em tempo de crise se botar no papel o custo de uma receita que rende 20 esfihas e ver que é o mesmo de comprar 5 unidades sem taxa de entrega, não dá coragem mesmo de abrir a carteira.
Eu levei menos tempo pra fazer e assar do que levaria esperando a entrega que faço on line.
Então, deixe a preguiça de lado e mão na massa!

esfihas de queijo

Esfihas de Queijo 


Massa:
  • 500 gramas de farinha de trigo 
  • 15 gramas de fermento biológico seco
  • 70 gramas de açúcar refinado
  • 70 ml de óleo 
  • 250 ml de água
  • 1 colher de café de sal 
  • Fubá para polvilhar

Recheio:
  • 400 gramas de queijo minas frescal 
  • 2 colheres de sopa de salsa e cebolinha 
  • 3 colheres de sopa de creme de leite
  • 1 colher de chá de fermento em pó 
  • Sal se necessário. 

Modo de Preparo:

Numa superfície limpa e impermeável coloque a farinha com o açúcar e o fermento biológico, faça uma cova no centro , despeje o óleo e a água aos poucos, sove bem, a massa fica bem úmida, é preciso sovar uns dez minutos para dar o ponto. Por ultimo adicione o sal e deixe a massa descansar coberta com um pano seco.
Enquanto a massa descansa prepare o recheio.
Esfarele todo o queijo, junte os demais ingredientes, acerte o sal, misture bem e reserve.

Pegue porções da massa, faça bolinhas do tamanho de um limão e deixe crescendo. Comece a rechear pela primeira feita. Com a mesa polvilhada de fubá abra discos de massa acomodando o recheio no centro quase chegando nas bordas.
Coloque em formas polvilhadas com um pouco de fubá e leve para assar em forno alto por no máximo 15 minutos.
Sirva quente com limão.

Renderam 22 esfihas.




Comentários

  1. Sandra, adoro "a esfiha de queijo" famosa...kkk...mas, nunca fiz. Vou experimentar sua receita. Hummmm!!! Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário