Menu

Profiteroles ou Carolinas de Pistache - Chá de primavera - Coletivo Gastronômico

domingo, 27 de setembro de 2015 3 comentários
A primavera chegou e com ela a necessidade de preparar pratos leves, receitas fresquinhas e gostosas. Levando em consideração as temperaturas deste inicio de primavera, estou com medo do verão.
Se me perguntarem qual minha estação do ano preferida, sem dúvida eu vou responder inverno. amo o frio por um milhão de motivos.  mas como não dá ainda pra mudar pra Sibéria, vamos superando esse calorão e aplacando como dá.

Essa receita era pra ter sido postada há 5 dias, mas sabe como é, semana de entrega de trabalhos+provas, trabalho, filhos, gatos, encomendas de bolos e não sei nem onde anda meu notebook.
Estou no trabalho, aproveitando a hora do almoço para finalizar o post e conseguir publicar uma receita antes do verão. :D
Essa receita já estava na lista pra ser feita desde os primeiros episódios do Bake Off Brasil, a intensão era fazer uma torre de carolinas, saiu um montinho!

Carolinas de Pistache 

Massa: 


  • 250 ml de água
  • 100 g de manteiga
  • 110 g de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 3 - 4 ovos
  • 1 pitada de sal


Recheio:


  • 1 lata de leite condensado
  • 1 medida de leite
  • 1 medida de creme de leite fresco
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 colher de sopa cheia de pasta italiana de pistache 


Cobertura:


  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 1/2 xícara chá de água

Modo de Preparo:

Massa:

Pré aqueça o forno a 200°.
Forre assadeiras com papel manteiga ou tapete de silicone.
Leve ao fogo a água, a manteiga, o açúcar e o sal. Assim que abrir fervura, despeje toda a farinha e misture vigorosamente para não empelotar.
Cozinhe bem até soltar do fundo da panela, a massa vira uma bola.
Coloque a massa na batedeira e bata adicionando um ovo de cada vez.
Como usei ovos grandes só 3 foram necessários. Para testar, após cada adição, retire o garfo da batedeira e vire de cabeça pra baixo, o que fica de massa deve formar um gancho. Esse é o ponto. Se a massa estiver muito dura adicione mais ovo, pode até dar uma batidinha no ovo e não adicionar todo, pois a massa muito liquida perde o ponto e não assa mais as bolinhas.
Coloque a massa num saco de confeitar com bico pitanga gigante ou perlê e faça bolinhas de massa nas formas.
Leve ao forno para assar por mais ou menos 15 minutos.
Depois de assados coloque para esfriar sobre uma grade.
Prepare o recheio:
Leve os ingredientes do recheio ao fogo até engrossar e ficar num ponto de brigadeiro mole.
Deixe esfriar e recheie as carolinas.
Calda:
Depois das carolinas assadas e recheadas, arrume as num prato de servir e prepare a calda com o açúcar e a água em fogo brando.
A calda deve ficar em ponto de fio forte para não grudar nos dentes.
Aplique a calda nas carolinas, inclusive utilizando como cola para fazer uma torre, ou um montinho como foi o meu caso.
Sirva em seguida.

Renderam 30 Carolinas.



Eu estou atrasada, mas o pessoal do coletivo está em dia e com muitas delicias de primavera já no blog. Vejam as receitas, escolham as preferidas e façam um chá de primavera com os amigos, afinal tudo é desculpa pra reunir as pessoas que a gente gosta e comer muito!

Cozinha da Gertrudes: Baguete de calabresa
Ana Cláudia na Cozinha: Torta de Chester com Requeijão
Gordices: Cupcake de chocolate recheado de limão
Mosaico de Receitas: Donuts Assado
 



Seguro Residencial, Você nem imagina o quanto precisa de um!

segunda-feira, 14 de setembro de 2015 1 Comentário
Seguro sempre foi um produto que eu nunca me interessei em comprar até começar a pagar minhas contas e ter que me virar sozinha com os imprevistos do dia a dia. Isso sem contar que via os valores de seguro de automóvel e achava que de residência seguiria o mesmo padrão. Me enganei redondamente!
Portugal Corretora de Seguros

Enquanto um seguro de carro custa entre 5 e 20% do valor do bem, um seguro residencial fica menos de 1% do valor do bem.
Muita gente também acredita que por morar num imóvel alugado não seja necessário, mas esquece que no contrato está previsto que qualquer dano ao imóvel durante a utilização do inquilino, toda reparação é de responsabilidade do mesmo.
Ou seja, melhor não deixar acontecer algo para depois pensar no seguro. Eu mesma já tive vários problemas simples que seriam resolvidos rapidamente se tivesse seguro, mas que viraram uma tremenda dor de cabeça, como quando alguns eletro domésticos e eletrônicos queimaram por conta de uma queda de raio. Alguns até foram indenizados pelo condomínio, outros saíram do meu bolso, isso sem falar dos dias que fiquei sem geladeira esperando a decisão, coisa que se eu tivesse um seguro seria imediato.
Numa outra ocasião o boxe de vidro do banheiro estourou, acabei me machucando, tive que reinstalar outro para o proprietário, um prejuízo enorme que pagaria uns dez anos de seguro, e só não foi maior porque o proprietário entendeu que foi um acidente e me deu um desconto nos alugueis enquanto eu pagava o boxe novo.

E os benefícios não param por aí, se estendem:
·         Para sua casa, pequenos reparos, instalações de prateleiras, até faxina caso o titular fique impossibilitado.
·         Para você, com descontos em cinemas, restaurantes, teatros, táxis entre outros.
·         Para seu carro, com check-up gratuito.
·         Para seu pet, com consultas veterinárias e descontos em exames e produtos. 
Quando fiz o cálculo do meu achei que ficaria um valor impagável com tantas coberturas, me surpreendi com o valor.
Portugal Corretora de Seguros

Saiba o queum seguro de residência pode cobrir:

Coberturas Básicas:

  • INCÊNDIO, EXPLOSÃO E FUMAÇA - Abrange danos materiais causados por incêndio e explosão, tenham sido originados dentro ou fora do imóvel e por fumaça proveniente de problemas no funcionamento de qualquer aparelho do imóvel segurado, ou de incêndios externos.
O valor deve ser calculado de acordo com o valor de reconstrução do imóvel, mais móveis e equipamentos da residência e precisarão ser repostos em caso de incêndio.

Coberturas Adicionais:


  • DANOS ELÉTRICOS - Cobre danos causados à aparelhos e instalações causadas por curto circuito, variação de tensão e queda de raio.
  • IMPACTO DE VEÍCULOS - Cobre danos materiais causados ao imóvel por queda e impacto de veículos.
  • VENDAVAL, FURACÃO CICLONE, TORNADO E QUEDA DE GRANIZO
  • Cobre danos causados ao bem segurado, pelos eventos descritos na cobertura.
  • QUEBRA DE VIDROS -Cobre quebra de vidros, da construção ou de mobiliários (espelhos, tampos de mesa) da residência.
  • RESPONSABILIDADE CIVIL FAMILIAR - Cobre danos causados a terceiros pelo segurado, seu cônjuge, filhos sob sua responsabilidade, empregados domésticos e danos corporais causados por animais domésticos, entre outros.
  • SUBTRAÇÃO DE BENS - Cobre perdas e danos aos bens do imóvel segurado, mediante ameaça física, ou situação que deixe vestígio de arrombamento.
  • ESCRITÓRIO EM RESIDENCIA - Cobre danos causados aos equipamentos de escritório existente no interior do locas segurado causados por incêndio e explosão de qualquer causa e natureza, queda de raio no local segurado, danos elétricos e subtração de bens.
  • PERDA OU PAGAMENTO DE ALUGUEL - Cobre os valores de aluguel e despesas prediais caso o imóvel não possa permanecer ocupado em decorrência de sinistro coberto por incêndio ou explosão.
  • DESMORONAMENTO - Cobre danos materiais diretamente causados por desmoronamento total ou parcial do imóvel segurado, inclusive queda de marquises e beirais, além de custos de proteção dos bens segurados.
  • VAZAMENTO DE TUBULAÇÕES - Cobre a indenização contratada, as perdas e/ou danos materiais de origem súbita e imprevista causada à residência segurada em consequência de derrame ou vazamento de água, ocasionado pelo rompimento das tubulações e/ou encanamentos das instalações fixas da rede interna de distribuição de água e esgoto, do sistema de tratamento e reutilização de água assim como os reservatórios existentes no imóvel segurado.


Eu não sei como eu demorei tanto tempo para perceber que um seguro resolveria metade dos meus problemas, só percebi isso quando tive que fazer o Seguro Fiança e percebi que o produto não se tratava apenas de um "fiador", mas também oferecia uma grande ajuda com reparos no apartamento, já aproveitei minha cota toda. E agora com o Seguro Residencial fico muito mais tranquila. 
Para fazer a cotação do Seguro para seu imóvel entre em contato com a Portugal Corretora de Seguros , tire todas as duvida, veja quais as coberturas e valores que mais se adequam com a sua residência e fique tranquilo com os imprevistos do dia a dia. 





Esfihas De Queijo

quarta-feira, 9 de setembro de 2015 1 Comentário
Durante muito tempo fazer massas fermentadas foi meu sonho, nunca ficavam boas, mas um dia do nada começaram a dar certo e ter um resultado muito bom, fofinhas, sem sabor de fermento, leves e saborosas, justamente agora o tempo está curto e trazer um quilo de farinha de trigo pra casa é um parto,  até porque nunca é só farinha que tem que comprar. Entenda comigo, os supermercados são longe demais pra carregar 10 quilos de compra pra casa, mas são perto demais pra fazer uma corrida de táxi, ou vamos todos os dias no mercado, ou vou logo num mercado bem longe pra compensar o táxi, porque pasmem, os taxistas nem atendem quando a corrida é pequena, como eu não tenho carro e nem pretendo comprar, a farinha de trigo vem de quilo em quilo pra casa uma vez na semana, porque eu saio do trabalho e já vou direto pra faculdade.
receita de esfihas de queijo

Acho que as massas melhoraram porque entendi de uma vez por todas que o fermento se alimenta do açúcar para crescer, que o glúten precisa desenvolver e que quanto mais farinha, mais pesada fica a massa, dentre outros truques que fazem qualquer massa de pão dar certo.
receita de esfihas de queijo

Sempre fui apaixonada pela esfiha de queijo daquele restaurante famoso, só que ela não entra na promoção do dobro e é bem mais cara que a tradicional de carne.
Em tempo de crise se botar no papel o custo de uma receita que rende 20 esfihas e ver que é o mesmo de comprar 5 unidades sem taxa de entrega, não dá coragem mesmo de abrir a carteira.
Eu levei menos tempo pra fazer e assar do que levaria esperando a entrega que faço on line.
Então, deixe a preguiça de lado e mão na massa!

esfihas de queijo

Esfihas de Queijo 


Massa:
  • 500 gramas de farinha de trigo 
  • 15 gramas de fermento biológico seco
  • 70 gramas de açúcar refinado
  • 70 ml de óleo 
  • 250 ml de água
  • 1 colher de café de sal 
  • Fubá para polvilhar

Recheio:
  • 400 gramas de queijo minas frescal 
  • 2 colheres de sopa de salsa e cebolinha 
  • 3 colheres de sopa de creme de leite
  • 1 colher de chá de fermento em pó 
  • Sal se necessário. 

Modo de Preparo:

Numa superfície limpa e impermeável coloque a farinha com o açúcar e o fermento biológico, faça uma cova no centro , despeje o óleo e a água aos poucos, sove bem, a massa fica bem úmida, é preciso sovar uns dez minutos para dar o ponto. Por ultimo adicione o sal e deixe a massa descansar coberta com um pano seco.
Enquanto a massa descansa prepare o recheio.
Esfarele todo o queijo, junte os demais ingredientes, acerte o sal, misture bem e reserve.

Pegue porções da massa, faça bolinhas do tamanho de um limão e deixe crescendo. Comece a rechear pela primeira feita. Com a mesa polvilhada de fubá abra discos de massa acomodando o recheio no centro quase chegando nas bordas.
Coloque em formas polvilhadas com um pouco de fubá e leve para assar em forno alto por no máximo 15 minutos.
Sirva quente com limão.

Renderam 22 esfihas.




Grama de Milho Para Gatos

segunda-feira, 7 de setembro de 2015 3 comentários
Quem tem gato sabe que os bichinhos passam o dia todo se banhando, esse banho de gato faz com que os pelos soltos do gatinho se encaminhem para o sistema digestório, por isso é tão comum os gatinhos acabarem vomitando bolas de pelo. Porém isso pode ser evitado com uma técnica simples e barata: a grama de milho.

Já pensei até em fazer uma área maior para os gatinhos deitarem e rolarem, nem que ocupe metade da varanda, só preciso encontrar o vaso correto, também já pensei em usar duas floreiras, divididas em 4 partes, a cada semana planto numa parte e garanto a grama dos gatos sempre viva.
Seja como for, o importante é toda semana fazer um plantio novo.
Aqui como tenho dois gatos faço sempre dois vasos, com menos de dez reais eu tenho grama o mês inteiro.
grama para gato

Agora que comecei a trabalhar está mais difícil de repor, por isso fiz esse tutorial, assim os meninos mesmo podem fazer e adiantar meu final de semana.
gramas para gatos

Para fazer a grama você vai precisar de:

Vasos com furos no fundo
Terra vegetal
Pedras, cacos de telha, qualquer coisa para drenar a água
Milho de Pipoca ( não vale de microondas)
Borrifador de água ( dá pra regar com as mãos)

Certifique se que os vasos estão limpos, se não tiver furos no fundo faça você mesmo, como usei baldinhos de alumínio fiz com um prego, se forem de plastico use um prego quente com ajuda de um alicate.
grama de milho

Coloque uma camada de pedrinhas, no fundo, cubra com terra deixando um bom espaço para colocar os grãos de milho e ainda colocar uma nova cobertura de terra.
Cuidado para não prensar a ultima camada de terra.
grama de gatos

cat vida de gato

Regue com água limpa dia sim dia não, só regue todos os dias se o clima estiver muito seco.
No começo eu fazia gramas quase todos os dias para não faltar. Os gatos adoram!

Assim fica a grama depois dos gatinhos

Bolo de Maçã com Aveia e Canela Sem Lactose

domingo, 6 de setembro de 2015 1 Comentário
Esse era pra ser um blog diferente dos meus outros dois, Loucas Por Bolos e Eu Sei Disso, mas estou vendo que é um compilado dos dois, sempre falta tempo para postar e as receitas de bolos surgem sempre como a melhor opção.
Em agosto eu tinha programado pelo menos 30 posts mas não tive tempo de escrever nem seis. A vida é assim, no momento confesso que ficarei feliz com um post por semana visto que as aulas voltaram com tudo, num semestre de 3 meses e meio, tem trabalho pra entregar toda semana, haja miçanga pra essa gente de humanas arrumar criatividade!
bolo de maçã sem lactose


Como tenho saído de casa as 7:30 hs e só retorno as 22;30 hs está complicado sobreviver sem fome ou com dinheiro o dia todo. Só a marmita era suficiente quando eu saia do trabalho e já estava em casa, agora indo para a faculdade e chegando em casa sem coragem de olhar pra cozinha é preciso um complemento.

Cuidei de comprar alguns snacks que não são as coisas mais saudáveis do universo, mas também não são as menos saudáveis. Nem adianta eu dizer que vou fazer e carregar tudo porque não vou, nem quero me estressar com isso, tem uma campanha para produzir na faculdade, o trabalho que quando eu chego desligo do mundo. Cada coisa a seu tempo. Fui gordinha a vida inteira acho que posso ser mais alguns dias, uma semana adequando alimentação, só cortando exageros e lá se foram dois quilos, se eu conseguir meio quilo na semana será maravilhoso, só de não engordar já está ótimo.
lanchinhos

Quando resolvi mudar tudo na vida sabia que alguns conceitos eu também teria que deixar de lado, amo cozinhar, só não vou sofrer por isso, outra vida, outros objetivos, outro foco.
Quase toda semana o pai dos meninos manda frutas para eles, já que ele trabalha na rua da feira, nem sempre os meninos consomem toda a fruta, aí fico eu rebolando para aproveitar tudo. Essa semana fiz um bolo de maçã, receita que estou há tempo ensaiando para fazer.
Bolo simples, rápido, gostoso, saudável e que dá para levar de lanche e não morrer de fome durante as aulas.
bolo de maçã e canela

Bolo de Maçã com Aveia e Canela Sem Lactose 


  • 4 maçãs 
  • 1 xícara chá de óleo
  • 3 ovos
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 4 colheres de sopa de aveia em flocos. 
  • 2 xícaras de açúcar demerara
  • 1 colher de sopa de canela em pó 
  • 1 colher de sopa de fermento em pó 



Modo de Preparo:

Descasque as maçãs e coloque as cascas no liquidificador para bater junto com o óleo e os ovos.
Numa tigela junte os ingredientes secos, despeje o creme do liquidificador, misture bem e por ultimo junte as maçãs picadas.
Despeje a massa numa forma retangular pequena, ou em marmitinhas de alumínio.
Leve ao forno médio para assar até que espetando um palito este saia limpo, mais ou menos 30 minutos
Deixe esfriar bem, pode polvilhar açúcar com canela, eu polvilhei antes de ir ao forno.

Renderam 10 marmitas, mas sinto que algumas não vão fechar, acredito que ate 12 numa próxima vez.
Para congelar basta fechar bem e levar ao freezer, aí  é só tirar uma por dia e carregar para o trabalho, para a faculdade, para dividir com os amigos, deixar para o lanche das crianças...







 
Desenvolvido por Michelly Melo.